1.08.2009

1º ANO de vida celebrado com Óptimos Filmes

Faz hoje 1 ano que este blog foi iniciado, e foi para mim um paço grande, mas não de gigante, passados doze meses acho piada ler os meus textos e ver quanto é que evoluíram na minha cultura cinematográfica, como na própria forma de tratar os temas em causa.
O primeiro post aqui deste estaminé era exactamente sobre o primeiro filme que vi em 2008, ele era Charlie Wilson's war, passado um ano, mais de 200 filmes se estrearam em sala dos quais vi 68 e desses construi uma lista dos Top 20 (que na verdade inclui 27 filmes devido a ex aequos).
Aqui fica o top e não tarda uma ligeira reflexão sobre o ano que passou.

#20
La Graine et le mulet

Ex aequo com 20º
Les Amours de Astree et Celadon

#19Cztery noce z Anna

#18Darjeeling Limited

Ex aequo com 18º
Persepolis

#17Sweeney Todd

Ex aequo com 17º
El Orfanato

#16My Blueberry Nights

Ex aequo com 16º
Youth without youth

#15Funny Games

#14Se, jie

#13Burn after reading

#12I'm not there

Ex aequo com 12º
La Soledad

#11Wall.e

#10No country for old men

#94 luni, 3 saptamâni si 2 zile

#8Australia

Ex aequo com 8º
Blindness

#7Aquele querido mês de Agosto

#6Alexandra

#5The assassination of Jesse James by the coward Robert Ford

#4Into the wild

#3Before the devil Knows you're dead

#2Hunger

#1Coeurs

Ex aequo com 1º
There will be blood

7 comentários:

Daniel S. Silva disse...

Antes de mais, os meus parabéns pelo ano de existência! :)

Todos os tops reflectem o nosso gosto pessoal e as nossas escolhas e gostos são sempre intransmissíveis. No entanto, fico bastante surpreso com a ausência de alguns filmes, como The Dark Knight ou até In Bruges...

Mas, como disse antes, os tops são algo que reflecte o nosso gosto pessoal. ;)

Abraço!

Ricardo-eu disse...

Senhor Dan a questão de The dark Knight é muito controversa, mas na realidade eu devo dizer que embora gostando, faço-o de uma forma muito moderada, acho que é um filme 'agradável'; que é de facto fora da norma dos blokbusters de verão, mas sinceramente é um filme marcadamente moralista, que põe a sua personagem principal como secundária, que gosta de grandes explosões pirotécnicas em detrimento de outras 'explosões' mais emocionais ou realistas isto tudo a somar a uma falsa moralidade que apesar de interessante soa sempre a falso por de baixo de tanto efeito; não posso esquecer que a banda sonora é magnifica, que Ledger é muito bom e que o filme quebra certos Tabus da industria Americana, agora daí a ser um dos grandes filmes do ano? Para mim não.

Quanto a In Bruges tenho a maior das infelicidades de não ter conseguido ver o filme quando este esteve em sala, e estou esperando que chegue ao clube de vídeo.

Mas claro, todas os Tops reflectem os nossos gostos pessoais e para dizer a verdade eu nunca dei grande valor a filmes de pipoca.

Fernando Ribeiro disse...

Viva Ricardo,

Tenho que te dar os meus parabéns pelo primeiro aniversário deste grande blog e dizer-te para continuares com o excelente trabalho que tens desenvolvido até agora.

E como é bom ver There Will be Blood no primeiro lugar desta lista. É, sem dúvida, um filme absolutamente fantástico.

Abraço.

Filipe Machado disse...

Bom dia,

Envio esta mensagem com o intuito de dar a conhecer o meu recém-criado blog sobre cinema (http://www.additionalcamera@blogspot.com). Sou um amador por estas andanças, mas se lhe interessar o conteúdo do meu sítio, gostaria de receber o seu apoio para divulgá-lo, nomeadamente através da colocação de um link no blog que administra. Colocarei também o seu endereço na minha rubrica “Additional Cameras”.

O meu muito obrigado pela sua atenção!

Sem outro assunto de momento, desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro!

Filipe Machado


P.S. – Participe na sondagem "Melhor James Bond com Sean Connery" até ao dia 31 de Janeiro 2009, em http://additionalcamera@blogspot.com.

João disse...

Selecção muito boa ;)

parece-me que o Australia está aí a mais eheh

Ricardo-eu disse...

João
Obrigado, quanto a Australia já deixei a minha opinião bem marcada nuns posts atrás

Fernando Ribeiro

Obrigado e claro que There will be blood tinha que estar nos lugares cimeiros, agora devo dizer para não menosprezar Hunger, Coeurs e Before the devil ... que são tão bons ou melhores.

Filipe Machado
Já participei na sondagem e claro que vou adicionar à lista dos Usual Places , uma vez que depois de uma visita na diagonal me satisfez bastante.

Abraço a Todos e cumprimentos cinéfilos

Filipe Machado disse...

Ricardo, obrigado pelas palavras! Os meus parabéns pelo 1º aniversário do Breath Away, o conteúdo é excelente!

Finalmente vejo o Before The Devil Knows You're Dead numa Top List. Penso que esteve filme passou despercebido, mas é um dos melhores filmes que vi nos últimos anos! O desempenho de Philip Seymour Hoffman é genial! Abraço!