3.17.2009

Cannes é para Veteranos

Passaram os Oscars, Berlin e o Fantas, falta pouco para o indie e já se vê Cannes ao longe, agora as produtoras começam a fazer um barulhinho de fundo noticiando que filmes estão a acabar a pos-produção e que serão possíveis candidatos à ansiada palma de ouro.
Este ano temos já um bom conjunto de veteranos que poderão vir a concorrer na selecção oficial do festival.
  • Coppola (que venceu a palma duas vezes) tem trabalho novo, um filme (Tetro) sobre uma uma menina de 17 anos, cujos pais eram imigrantes italianos que tendo ido para os Estados Unidos devido ao sucesso musical do pai, passaram pela Argentina onde terá ficado um irmão que se procura durante o filme; com Vincent Gallo. O filme é dado como já acabado, por isso é quase certa a sua presença.
  • Almodovar (que venceu melhor realizador e melhor argumento) estreia esta semana o seu novo filme (los Abrazos Rotos) que se deve descrever como DRAMA (em maiúsculas) com a recém oscarizada Penelope Cruz, o trailer fica aqui. Devido à antecipação da estreia nacional do filme se calhar não vai a Cannes.
  • Lar Von Trier (vencedor da palma e duas vezes prémio do júri) que fundou o Dogma 95 e que vem com este seu novo filme Antichrist, para acabar a trilogia contra a América começada com Dogville e continuada por Manderlay, conta a história mística de um casal numa casa abandonada, sim é um filme de género. O filme é dado como acabado.
  • Ken Loach (vencedor da palma) tem um novo filme (Looking for Eric) sobre pessoas simples no habitual realismo britânico, desta vez um carteiro que adora futebol e anseia ter sucesso; uma dramedy que pode surpreender, ao que parece o carteiro recebe conselhos de vida de um famoso psicólogo Cantona que aparece mesmo no filme, fazendo de si mesmo.
  • Tarantino (vencedor da palma) tem, como qualquer pessoa com o mínimo de atenção sabe, um novo filme passado no período da segunda guerra mundial, remake de um original italiano que será daqueles filmes de molhar o pãozinho (sangue até dizer chega), o trailer fica aqui; basta acrescentar que este será presença garantida, uma vez que o ano passado durante o festival foi a altura em que Tarantino anunciou o projecto e já agora o filme é o The Inglorious Basterds
  • Soderbergh (vencedor da palma) tem este ano dois filmes na calha depois de o ano passado ter apresentado o seu épico intimista (como diz João Lopes) Che que estreia dentro em breve (a 1ª parte), eles são um comédia negra sobre os meandros das agências de investigação (The informant) sobre uma empresário agrícola monopolizador - filme com Matt Damon e dado como completo- o outro filme é uma coisa muito mais indie, com baixo orçamento sobre as redes de prostituição de luxo, mas é também uma comédia pelo ponto de vista de uma Call Girl, chama-se The Girlfriend Experience e é dado como pronto, quem sabe não temos ambos a concurso.
  • Malick (vencedor da palma) que faz filmes de quando em vez, mas apesar de tudo não nos podemos queixar que o último foi em 2005, para quem conhece óptimo, para quem nunca viu nada, o melhor conselho é mesmo ver. O filme que se aproxima é The tree of life (com Brad Pitt que está também no Inglorious Basterds), o sumário é ridiculamente misterioso e ao que parece o filme é mais poesia visual que narrativa, no entanto ainda se encontra em pos-produção e o IMDB diz que só está previsto sair para 2010, a esperança continua.
  • Scorsese (vencedor da palma) tem um novo Shutter Island com Dicaprio, thriller de época que está em pos-produção e se prevê para este ano, sinceramente se aparecer é em Veneza para dar o salto para os Oscars.
  • Mann (nomeado para a palma, mas é muito pouco costumeiro daquelas zonas), o seu novo filme com Depp e Bale, Public Enemies tem estreia para o 1º de Julho e quem sabe passe por Cannes, fica aqui o trailer..
  • Oliveira (varias vezes vencedor do prémio da imprensa em Cannes e Eucuménico): falou-se de passar 'Singularidades de uma Rapariga Loira' por Berlin - e aconteceu - e 'O estranho caso de Angélica' (este nome faz-me lembrar qualquer coisa) por Cannes, mas afinal parece que não, uma vez que ainda está em pre-produção, provavelmente cairá em Veneza que apesar de tudo é uma espaço mais conhecido do nosso mestre.
  • Kiarostami (vencedor da palma) tem em pre-produção para este ano um novo filme, 'Copie Conforme', um caso invulgar na sua obra, conta a história de um homem de meia idade Inglês que conhece uma jovem escritora francesa (Binoche) e decidem fugir.
  • Jarmush (vencedor da palma) tem, como podem ver uns posts a baixo, um novo filme (Limits of Control).
Quem sabe o Riot de Carpenter, o Lovely Bones de Jackson ou do lado de Portugal o Amor de Perdição do Mário Barroso (não me parece) ou o How to draw a perfect circle de Marco Martins (era tão bom) e não me lembro de mais nada.

Sem comentários: