9.17.2009

[duas pessoas] - João Salaviza



Salaviza, vencedor da Palma de Ouro para melhor curta-metragem por Arena, é um jovem cineasta português que até agora só realizou duas curtas metragens. Sendo que Arena será distribuída comercialmente, juntamente com Taking Woodstock de Ang Lee, a partir do dia de hoje (17 de Setembro), proponho que se veja o primeiro exercício filmado, que Salaviza realizou ainda na ESTC, e que ganhou o prémio para melhor curta portuguesa em Vila do Conde tendo sido seleccionado para um série de festivais internacionais (lista que podem consultar, clicando na hiperligação por cima do vídeo).
Não tendo ainda visto a maravilha que deverá ser Arena, posso apenas pronunciar-me quanto a este trabalho, sendo que devo referir-me à dicotomia (mais do visível) do simples/complexo. Por um lado temos um filme em que apenas uma (de duas) personagens fala, com apenas três linhas de diálogo com meia-dúzia de palavras em cada; por outro lado temos a magnífica prestação de dois actores exímios, que conseguem extravasar toda uma humanidade e emocionalidade sem falar.
Mas as dicotomias não se ficam por aqui, o singular/plural, isto é, a forma como um quarto representa o mundo ou como dois indivíduos sem nome representam todos os avanços e recuos que formam a teia das relações humanas. Um filme de gestos. Coisa rara num cinema cada vez mais televisivo (A esperança está onde menos se espera e Second Life são bons exemplos disso) que vive primordialmente de diálogos (normalmente mal escritos) e de interpretações óbvias (mesmo vindas de actores de grande gabarito). Por oposição [duas pessoas] vive de uma encenação em profundidade exímia, de uma elipse na mesma proporção e de uma sinceridade na encenação de actores (coisa que ao que parece é comum na obra mais recente de Salaviza).
O pouco cinema de Salaviza já nos mostrou que gosta de arquétipos, indivíduos sem nome que na sua singularidade representam o mundo inteiro, mostrou-nos ainda que consegue dar a conhecer a história completa da vida dos seus personagens apenas com um enquadramento, apenas com um relance (quando a mulher bate à porta e entra com o casaco de peles em pose, está tudo dito).

Enfim: espero que esteja para breve a minha visualização de Arena e espero também que estejam para breve os próximos trabalhos de Salaviza.

Sem comentários: