2.22.2010

Curtas mas Boas - acção real

As cinco curtas nomeadas para o Oscar de melhor curta de acção real, depois das cinco curtas de animação.

Photobucket
The Door de Juanita Wilson (trailer,oficial,imdb)
Esta é a estreia de Juanita Wilson nas artes da realização, no entanto já recebeu 4 prémios em festivais e círculos de críticos, entre eles o Irish Film and Television Awards, do qual podem ver os agradecimentos aqui.
O filme passa-se na Ucrânia (falado em russo) e centra-se na população moderna que ainda vive com as consequências do desastre de Chernobyl. Tudo começa com o roubo de uma porta, coisa absurda e que é mote para seguirmos o ladrão e compreendermos a origem da rapinação.
No link que leva o trailer, na verdade, podem ver dois clips do filme, que são mais do que explicativos.

Photobucket
Istället för abrakadabra de Patrik Eklund (trailer,imdb)
O realizador que tem nesta, a sua terceira curta, tendo já realizado uma outra e iniciado o seu trabalho na televisão Sueca (país de Lar Von Trier e de onde veio o filme de vampiros revelação- Le The Right One In), que neste trabalho nos trás uma comédia sobre um jovem a quem é dada a oportunidade de entreter a família no aniversário do pai com os seus números de magia (se prometer arranjar um emprego e sair definitivamente de casa dos pais).
Vivendo da situação de anti-herói do protagonista, o humor surge maioritariamente da antecipação que se gera sobre o grande espectáculo.

Photobucket
Kavi de Gregg Helvey (trailer,oficial,imdb)
Seguindo um pouco a onda se Slumdog Millionaire, esta curta foi filmada na Índia, em Hindi, e que retrata a vida de um rapaz (Kavi) nos trabalhos forçados a que a sua baixa condição social obriga. Gregg Helvely (que é aqui produtor, argumentista e realizador) trabalhou com a BBC e na feitura de documentários, daí que a sua curta (esta é a sua segunda, sendo a primeira um documentário sobre o poder da pornografia na intimidade) esteja banhada de um realismo documental cru.
A compra do DVD com o filme, produz um donativo de 30% para combater a escravização de crianças pelo mundo. Com esta curta, o realizador ganhou a medalha de ouro da Student Academy, assim como outros prémios em diversos festivais.

Photobucket
Miracle Fish de Luke Doolan (oficial,imdb,completo)
Este é o único dos cinco nomeados, que temos o direito de ver na integra pelos caminhos obscuros da Internet. E seria de facto um crime se assim não fosse, filmes como este tem a obrigação de ser mostrados às pessoas, de uma delicadeza invulgar e recheado da mais saudável tradição americana (o síndrome Colombine e a própria organização da narrativa).
O realizador e argumentista Luke Doolan, tem vindo a ser montador de várias curtas (entre elas Spider que recebeu o prémio em Sundance na sua categoria), assim como director de fotografia em outras tantas. Esta é a sua terceira aventura e a primeira na área do drama (as outras duas eram comédias).
Miracle Fish, que tem ganho uma série de prémios em festivais do género (e não só), trata de um miúdo de 8 anos, que no dia do seu aniversário, vai para a escola como é seu costume, descrevendo os acontecimentos que decorrem nesse dia.

Photobucket
The New Tenants de Joachim Back (trailer,oficial,imdb)
Tendo como protagonista Vincent D'Onofrio (e outros actores mais conhecidos da televisão), esta é a estreia do realizador Joachim Back, sendo que o seu argumentista Anders Jensen foi nomeado para esta mesma categoria por três vezes, tendo ganho uma delas (sendo também o argumentista do muito antecipado Brothers).
Num dia de mudanças, Jan e Zelko ocupam uma casa, onde todos os vizinhos são estranhos, desde o traficante de drogas, ao religioso, passando pelo adepto de armas de fogo. Naquele que será certamente o pior dia de mudanças, os novos donos do apartamento descobrem que todos os ex-proprietários morreram. Balanceado entre o drama e o humor negro (com toques de romance).

Sem comentários: