2.12.2010

Curtas mas Boas - Animação

Como fiz o ano passado, e numa tentativa de não dar mais evidência aos filmes 'grandes' dos Oscars, apresento os nomeados ao Oscar de melhor curta de animação (literalmente pequenos, leia-se em duração), 5 filmes: um francês, outro irlandês, o seguinte espanhol, o quarto americano e o último britânico. Todos os filmes têm links que levam ao filme completo.
Se fosse eu a mandar dava o prémio a Logorama, se não a French Roast, mas para minha infelicidade, o grande concorrente é Wallace and Gromit - A matter of Loaf and Death (que é uma delícia, diga-se de passagem).
Dentro de dias publicarei um artigo semelhante, na categoria de melhor curta de ficção.

<span class=
French Roast de Fabrice O. Joubert (completo,oficial, imdb)
Este também de 2008, é sem sombra de dúvidas um dos melhores dos 5 nomeados, na linha da animação europeia e de um humor tão refinado como eloquente. Conseguimos ter em 8 minutos um enquadramento particular da crise económica actual, envolta numa moral, crente na bondade. Sem falas, tudo se passa dentro de um café, onde um senhor distinto não tem dinheiro para pagar o café, em vez de ser humilde e avisar que se esqueceu da carteira, prefere roubar uma velhinha. Sem dúvida um dos meus preferidos. Vencedor do Cordoba Animation Film Festival. O realizador Fabrice O. Joubert tem aqui sua primeira obra singular, apesar de ter participado nos departamentos de animação de filmes com O príncipe do Egipto, O Gang dos Tubarões, Spirit, Por água a Baixo e Wallace e Gromit - A Maldição do Coelho-Homem.

<span class=
Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty de Nicky Phelan (completo,oficial, imdb)
Esta é uma animação Irlandesa; divertida forma de encarar as fábulas clássicas e de inverter os clichés. Em vez de uma carinhosa avó que vem ler uma história para que o seu neto adormeça, temos uma avó resingona que obriga o seu neto a ouvir as suas histórias, apesar de ele estar apavorado com as mesma (não conseguindo mesmo dormir com o terror). A bela adormecida é o ponto de partida, só que a avozinha identifica-se com a bruxa má e dá-lhe uma outra dimensão, de renegada. É maravilhoso vermos a forma como se combina sem fricção a animção 2D com a 3D. Vencedor do Irish Film and Television Awards.

<span class=
La dama y la muerte
de Javier Recio Gracia (
completo,oficial,imdb)
Esta curta produzida com apoios do governo espanhol, é a prova de que o género está a crescer no nosso país vizinho, feito por alguns dos mesmos técnicos de Planet51, esta animação digital trata da luta entre a vida e a morte (ou melhor, entre o médico e a morte), tocando ao de leve em temas tão duros e frios como a eutanásia ou o suicídio assistido, sempre com um tom leve e divertido, sem falas, mas com uma incisiva aposta no requinte visual. Apenas falha (a meu ver) num excessivo humor que se encontra entre Bennie Hill e Looney Tunes.

<span class=
Logorama de Nicolas Schmerkin (completo 1 e 2,oficial,imdb)
Passou por Vila do Conde e pelo Cinemanima, ganhando nos dois prémios o prémio do público e no segundo o do júri. Apresentado em Cannes, esta é a primeira obra do realizador de videoclips Nicolas Schmerkin (Alex Gopher, Massive Attack, Goldfrapp, Röyksopp), que conta com a participação como actor de David Fincher. Um assalto, uma perseguição de carros, uma situação de reféns, um desastre natural, o fim da humanidade, tudo em animação e melhor que isso, tudo usando imagens marcas (Logótipos) como o boneco da Michelin ou o palhaço da McDonalds ou os bigodaças das batatas fritas. Consegue-se falar e forma acutilante da sociedade americana presa num capitalismo tétrico, mas ainda se dá um pozinhos de crítica política com uma reconstituição de Orleans depois do Katrina. Um filme fora de série, de uma originalidade inigualável. Para mim o vencedor por mérito. Os vídeos no youtube, andavam um pouco instáveis.

<span class=
A Matter of Loaf and Death
de Nick Park (completo,oficial,imdb)
Wallece and Gromit estão de volta, a Aardman Animations tem nesta dupla a sua imagem de marca, com a qual Nick Park já recebeu o Oscar de melhor longa animada (The Curse of the Were-Rabbit), dois Oscars por melhor curtas animadas (A Close Shave e The Wrong Trousers). A Matter of Loaf foi a curta vencedora nos Annie Awards o ano passado (destronando a curta da Pixar Presto). O link para o filme completo é o melhor que arranjei, mas não é grande coisa, demora muito tempo e no final temos direito à programação da BBC. Os vinte e tantos minutos da curta contam-nos a história de dois padeiros e da paixão de um deles pela figura promocional de uma marca de farinhas; uma divertida história de acção com explosivos e massa de pão.

P.S.: É curioso perceber que quase todas as curtas apresentadas têm o tema da velhice subjacente.

Sem comentários: