7.19.2010

Cinema Português em Marcha - 7/23

15# Mistérios de Lisboa é uma hiper-produção no valor de 2.5 milhões de euros, produzida por Paulo Branco numa co-produção da Alfama Films, Clap Films, RTP e ARTE, com apoios do ICA, da Câmara de Lisboa e Sintra e do Media Programme, realizado por Raoul Ruiz e com um elenco de mais de 55 actores maioritariamente portugueses (apesar de algumas presenças francesas), filmado em França, Itália, Brasil e claro está Portugal. O produto final será uma série (de 3 episódios de 90 minutos ou 6 episódios de 60, as fontes contradizem-se) que passará no final de 2011 na televisão estatal e mais cedo na ARTE, assim como uma longa metragem de cinema de mais de 4 horas e meia que se espera que seja seleccionada para Cannes e que estreará antes da versão televisiva.
Despachada esta parte, passemos ao que mais interessa, adaptado do romance homónimo de Camilo Castelo Branco, conta-se um romance de cordel com uma senhora num romance impossível que perde o amante e fica sem o filho bebé, encontrando-o anos mais tarde. O que poderá trazer a atenção a este filme, não será o elenco televisivo (Adriano Luz, Maria João Bastos, Rui Morisson, Joana de Veronna, Carloto Cotta, Sofia Aparício, Catarina Wallenstein, Marco d'Almeida, Dinarte Branco, ...), mas sim o realizador chileno, presença habitual dos festivais, apesar de nos últimos dez anos não ter nunca sido agraciado pela crítica (1,2,3).
O que me dá alguma esperança é a crítica que o Les Inrocks fez do filme, o dito foi projectado para uma plateia de luxo com nomes como Cristophe Honoré, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert e Fanny Ardant (todos amigos de Paulo Branco), que juntamente com a crítica viram o filme, o resultado ao que parece é encantador, para os que sabem francês, aqui fica.
Podem ler o artigo do Destak, consultar o sitio oficial, o blog da rodagem com dúzias de fotografias, uma reportagem da RTP, outra do Só Visto ou estes episódios da rodagem.

Sem comentários: