9.06.2010

DVD's à la carte

A convite do Blog Split Screen fiz uma escolha para a minha DVDteca ideal, eles publicaram-na e agora publico-a eu, só porque sou preguiçoso.

 Da esquerda para a direita: Bring Up Baby (1938) de Howard Hawks, Conte d'été (1996) de Eric Rohmer e Eyes Wide Shut (1999) de Stanley Kubrick

Contos das 4 estações,Contos Morais, Rohmer: O Moderno, e os dvds avulsos de Agente Triplo, A Inglesa e o Duque e Amores de Astrea e Celadon: Com a morte de Rohmer perdeu-se um dos mais magníficos realizadores da Nova Vaga Francesa, autor de filmes puros, tão sinceros e humanos, como nunca antes se tinha feito, e desde então raros são os que se aproximam. A variedade é grande, eu pessoalmente tenho Os 6 Contos Morais e A Inglesa e o Duque apesar da série das estações ser das minhas preferidas.

Edição de Coleccionador de Casablanca: Este que é considerado por muitos como um dos melhores filmes de sempre, tem aqui uma edição magnífica que para além do filme e toda a catrafilada de extras, trás um livro repleto de imagens e curiosidades do filme, assim como um conjunto de postais com cenas do filme, assim como réplicas dos contratos dos actores e outras diversões cinéfilas; eu tenho e muito me felicito por isso.

Hiroshima, meu amor
e O Ultimo Ano em Marienbad: Dois filmes iniciais de Resnais, outro dos mestres na vaga francesa, A edição de Hiroshima para além de um pequeno documentário sobre o filme, trás (e isso sim é um extra) uma curta anterior de Resnais sobre os campos de concentração, Noite e Nevoeiro que é de sublime perfeição. Quanto ao segundo filme só posso mesmo aconselhar o filme, porque não tenho nem conheço a edição.

Pack Satnley Kubrick: Este que é um dos maiores realizadores da (ainda curta) história do cinema vê aqui resumida a sua obra com alguns títulos fundamentais entre eles os maravilhosos Shining, 2001 e Eyes Wide Shut. Quanto a estras tem um pequeno documentário pouco interessante, mas só os filmes bastam. Eu acrescentaria o Paths of Glory ao pack.

Os Primeiros Anos do Mestre do Suspense: Esta é uma edição curiosa, por fugir à normalidade, em vez de recordar episódios da magnifica carreira de Hitchcock como Birds, Psicho ou Vertigo; é uma selacção dos primeiros trabalhos, a maioria deles mudos e filmados ainda na sua fase Inglesa. Não inclui no entanto o fundamental (e primeiro filme sonoro do realizador e do seu país) Blackmail.

Histore(s) du Cinema: Esta é uma das bíblias de qualquer cinéfilo, uma série de 8 episódios de cerca de 40 minutos (entre 28 e 51) realizados em vídeos por Godard que na sua sala de montagem juntou milhares de filmes (seus e de outros) assim como pintura, música, esculturas, fotografias, tudo envolto pela grave voz de Godard e por uma das suas imagens de marca, os Títulos.

Young Mr. Lincoln: Não é o melhor de Ford, mas é para além de um filme encantador, uma edição de tomar em atenção, que para além dos extras normalinhos, trás entrevistas feitas de propósito para a edição em DVD, entre elas com Botelho, que tem neste filme o filme da sua vida.

Pai e filho/ Mãe e filho, Arca Russa e Moloch e Alexandra: Sokurov está muito bem representado em Portugal, o duo familiar é uma edição que se resume aos filmes, mas que trás o Mãe e filho que é uma obra maior do cinema, Alexandra esteve nas salas há uns anos e é sublime, assim como a Arca Russa, o tal filme-plano-sequência.

Dr. Jekyll and Mr. Hyde: Esta é uma edição deliciosa porque sem colocar versões mais comerciais e modernas como a Lewis, pega na de Mamoulian (mestre do subentendido erótico) e de Victor Fleming (sim, o senhor de Gone With the Wind), a double feature é sempre divertida e logo esta com dois filmes de sedutora ironia.

Bring Up Baby e To Have and Have: Dois dos meus filmes preferidos, ambos do brilhante tarefeiros que foi Howard Hawks. O primeiro uma screwball comedy tão hilariante que creio ser a melhor comédia da história do cinema; o segundo um drama charoposo que juntou pela primeira vez Bogart e Bacall (que viriam a casar depois), tão delicioso que embebeda qualquer espectador.

Outras escolhas:
Colecção Werner Herzog (1 e 2), Colecção Fassbinder, Colecção Robert Bresson, as duas edições da Midas de Pedro Costa (O Sangue e Onde jaz o teu sorriso) e ainda o Pack Jacques Demy (fazer a resalva que este último Pack inclui o lindíssimo filme Jacquot de Nantes realizador por Agnés Varda, mulher de Demy) e claro está, um dos mais maravilhoso, Aurora do Murnau.

Sem comentários: