3.23.2012

Houve hoje um acidente em Tondela com um autocarro de transporte escolar. As televisões fizeram notas de roda-pé coloridas a avisar da proximidade do facto e da sua gravidade, pouco depois das 8 da noite os três canais noticiosos portugueses informavam respectivamente:

SicNotícias: 1 morto e 13 feridos
RTPInformação: 10 Feridos
TVI24: 2 feridos graves e 7 ligeiros

Mais tarde a notícia ganhou relevo de comunicação verbal, onde se anunciava (na SicNotícias) que o resultado de mortos e feridos era 1 e 13, embora a legenda corrigisse para 12 o número de feridos.

O que isto revela é que numa inabalável cede de noticiar - Última Hora - os jornalistas tentam criar facto jornalístico pelo colorido do quadro que envolve a imagem, fazem-no porque são modernos, desta época em que o agora vale mais que tudo. Imediato, sim, já. E cometem-se os erros da mais vulgar incompetência só com vista a alcançar essa marca da audiometria televisiva. Enfim, há que saudar o Público por compreender que a informação ruidosa e imediatista pode passar a viver neste meio, por vezes peçonhento, que é a rede e o jornalismo fica para os espaços de confiança, o papel (e a televisão?).

Sem comentários: