4.05.2012

Semelhanças - CX

Rear Window (1954) de Alfred Hitchcock [cena]


Arena (2009) de João Salaviza [curta]

É curioso reparar como de facto a proximidade entre as duas imagens acima não é meramente acidental. Vendo ambos as hiperligações indicadas percebemos que quer Salaviza quer Hicthcock percebem que podem, num plano definir um passado. Hitchcock prefere um plano sequência que apresenta o protagonista, depois o seu estado (de enfermo) depois a sua profissão  (pela câmara fotográfica), o acidente que se deu pelo seu trabalho na fotografia de eventos desportivos. Salaviza, prefere o plano fixo, mas dá-se o mesmo: conhecemos o nosso homem, depois ele deita-se e tomamos conta do seu estado (de prisioneiro). Curioso é também percebermos como o facto de estarem incapazes de se ausentar de casa se traduz num efectivo grilhão (de gesso ou electrónico). 
[estou muito expectante para ver as últimas duas curtas do Salaviza no indie (Rafa e Cerro Negro), e há ainda uma outra a passar no Panorama (Strokkur)]

Sem comentários: