4.09.2008

Refazendo

Todos sabemos que os remakes estão na moda no mundo de Hollywood, em que as ideias escassam, por vezes, e que uma greve dos senhores das ideias, destrona por completo o mundo empresarial do cinema americano, e exemplos desse são ao ponta pés, olha por exemplo, dentre de pouco menos de um mês, estreia Funny Games, remake realizado pelo próprio Haneke, que realizara o primeiro em á dez anos e agora volta a ele num remake plano por plano em que tudo parece ser igual, mesmo no mais ínfimo pormenor (não esquecer que o primeiro foi nomeado para a palma de ouro e venceu o prémio da critica no nosso Fantas), o senhor haneke, para quem não se lembra ganhou melhor realizador no festival de cannes em 2006, por uma maravilhoso filme chamado Caché- Nada a esconder e ainda antes fizera o muito aclamado A Pianista e no festival de cannes, venceu melhor actriz, melhor actor e o prémio do júri tendo uma nomeação para a palma de Ouro e nos spirit awards venceu melhor filme estrangeiro.
por isso proponho, tentem descobrir as diferenças:
o novo com Naomi Watts e Tim Roth (no recente Youth without Youth)

e o antigo com Susanne Lothar e Ulrich Muhe (recentemente falecido, que era a personagem principal do vidas dos outros, que venceu o oscar de melhor filme estrangeiro o ano passado)



Continuando com a minha visita ao passado e a sua reflexão no presente, temos uma exemplo um pouco mais longínquo, que é The day the earth stood still, que agora nos regressa, desta vez o realizador não é o mesmo, uma vez que o do antigo era o grandioso Robert Wise, que fez maravilhas da história dos cinema, com: West Side Story, com a péssima tradução Amor sem barreiras (1961), The Hunting - A Casa Maldita (1963), The Sound of Music - Música no Coração (1965), o tão amado filme sobre a segunda guerra mundial, que teve recente adaptação ao musical cá em Portugal, ou o mais recente Star Treck (1979).
o velhinho com Michael Rennie e Patricia Neal

o mais recente é com Keanu Reeves e Jennifer Connelly, realizado pelo mesmo senhor que fez um filme de encher choriço, mas que não era mau de facto, O Exorcismo de Emily Rose, que se chama Scott Derrickson. em relação a este filme ainda não saiu nada, imagem, trailer, Teaser, nadinha, por isso pacência.

A juntar a estes dois temos ainda o remake já muito falado do The Birds, que todos já sabíamos que está a ser preparado isso não é novidade, agora que a data de estreia está constantemente a ser alterada e que nem a data de início de filmagem está marcada, pode ser para alguns, agora, saber que o realizador do remake de uma das obras primas de Hitchcock é Micheal Bay, é um autentico murro no estômago, calma lá, o senhor do Transformers, Pearl Harbor, A Ilha, O Rochedo e uma série de outros Blockbusters, vai fazer um autentico crime (eu não sou de presságios e oponho-me ao preconceitos, mas há um limite), vamos lá ver, se isto corre bem ou não. o trailer do antigo aqui fica aqui, onde "estrelavam" (stared) Rod Taylor e Jessica Tandy (o Trailer é uma das coisas mais deliciosas que já vi, vejam que vale a apena e o tempo):


Isto tudo para acabar numa das que deve ser a pior ideia do cinema moderno, fazer um remake do Casablanca em que Madonna é a actriz principal e realizadora (não esquecendo como é obvio a sua curta Filth and Wisdom, que até teve boa recepção na Berlinale), mas sejamos correctos, há um limite. Pois veja-se Casablanca é considerado um dos melhores filmes de sempre, (segundo lugar depois de Mundo a seus Pés, nos 100 melhores filme Americanos da AFI), com o incontornável Hunphrey Bogart e a maravilhosa senhora Ingrid Bergman, acalma aí os cavalinhos, as ideias são muito bonitas, mas algumas nunca deviam andar para a frente, ainda para mais sendo o objectivo deste remake, ser feita na época moderna no Iraque, para poder conter uma mensagem política, eu por aqui, espero para ver, mas não começa nada bem.
O trailer do Original

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