O primeiro, o filme de Cammus, que ganhou a palma de Ouro, o oscar de melhor filme estrangeiro e o globo de ouro na mesma categoria é um filme marco no cinema brasileiro, escrito por Vinicius de Moraes com música de Tom Jobim, este filme é uma pérola do outro lado do atlântico, não há à venda em Portugal no circuito normal, eu tive que comprar uma edição de importação (mas como o filme é em brasileiro não haverá problema).
Maria Madalena, um dos grandes vencedores do seu ano no festival de Veneza (que está quase a iniciar mais uma edição- assunto que abordarei mais tarde), arrebatando o prémio especial do júri, o prémio do júri ecuménico, a nomeação para o leão de ouro, trata da história de três personagens que através da figura de Maria Madalena culminam. Filme de Abel Ferrara com a senhora Binoche, o senhor Whitaker, a senhora Cotillard, entre outros.
Por fim, a bagatela do conjunto (5.95 é de facto uma ninharia, quase o mesmo que um bilhete de cinema), o filme que abriu portas ao grande Spike Lee, mas ele já havia feito boa figura com Joe's Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads no festival de Locarno e no seu seguinte filme She's Gotta Have it que lhe deu o prémio para a juventude em Cannes e os prémios principais no Spirit Awards, o filme em causa conta com Ruby Dee, Danny Aiello, o próprio Lee entre outros. Ganhou a Palma de Ouro.
Sem comentários:
Enviar um comentário