9.24.2008

Cinema português em Marcha (mas sem Pedro Costa)

Com a 'reentre' vem o cinema português à boca dos portugueses. Com excepção de Aquele Querido ... , o ano não nos trouxe nada de especial (a ilha dos escravos - mausito segundo a crítica-, The Lovebirds - um dos melhores portugueses dos ano segundo quem viu-, Lobos que não passava do simpático e o Cristóvão Colombo do Oliveira que também não vi mas que não chegava ao nível de outras obras mas que satisfazia as bocas mais sedentas), no entanto agora temos uma catrafezada de filmes (de ficção, que não sou muito dado ao documental) que vêm a caminho, estreando neste ano ou pelo menos para breve.

Para que a informação seja mais clara e correspondente ao meu pensar e ansiedade, coloco os filmes em duas fornada (simultâneas mas separadas no espaço virtual da página electrónica pelo paragrafo - esta frase ficou bonita), na primeira coloco os 7 filmes que tenho bastante interesse e na segunda coloco os 5 que tenho menos.

Fornada I

How to draw a perfect circle (o que mais interesse me desperta) de Marco Martins (Alice)


Entre os Dedos de Tiago Guedes e Frederico Serra (Coisa Ruim) apresentado no festival de cinema de San Sebastian

Os dois realizadores e Rodrigo Guedes de Carvalho (o argumentista deste e também de coisa Ruim) em primeiro plano

A Corte do Norte de João Botelho (Corrupção) esteve ou vai estar no New York Film Festival


A Arte de Roubar de Leonel Vieira (Zona J/ A Selva) trailer


Um Amor de Perdição de Mário Barroso (fotografo de grande parte dos filmes de Oliveira), o filme fez a abertura de Locarno e esteve em competição.


Singularidades de uma rapariga loura de Manoel de Oliveira

Edição recente do Livro no qual o filme se baseia (Livro de Eça) que é editado pela Guerra e Paz

A Mal Nascida de João Canijo (Sapatos Pretos/Noite escura) trailer apresentado em Veneza o ano passado na secção Orizzonti


Fornada II

Assalto ao Santa Maria (o que mais interesse me desperta nesta classe do menos interessantes) de Francisco Manso (Ilha dos Escravos)
O Último condenado à morte também de Francisco Manso
Amália (também me suscita algum interesse mas vou esperar mais algum tempo para apoiar ou não) de Carlos Coelho da Silva (Crime do Padre Amaro)
Second Life de Nicolau Breyner e Miguel Gaudêncio
O Contracto (Hitman à portuguesa) de Nicolau Breyner


P.S.: a ordem é aleatória, só o primeiro em cada fornada corresponde ao que mais interesse me desperta, não querendo dizer que isso aconteça com o que está em segunda posição, terceira e daí em diante.
Costa, Villaverde, Fonseca e Costa, Fernando Lopes entre outros não têm projectos planeados para breve, no entanto ouvi dizer que Lopes estava a preparar um tal de Sorrisos do Destino, mas não tenho qualquer confirmação.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Um Amor de Perdição de Mário Barroso (fotografo de grande parte dos filmes de Oliveira)..."

Fotógrafo??
Você está claramente mal preparado para escrever sobre cinema.