4.10.2009

4 primeiras obras e mais uns pozinhos

Sleep Dealer

<span class=

Uma das grandes descobertas de Sundance do ano passado, vencedor no mesmo festival de melhor argumento e vencedor de outros festivais (Berlin international film festival) o prémio para melhor primeira obra, o filme é realizado por Alex Rivera e foi apresentado em Portugal à duas semanas na estreia do canal de televisão sci-fi (não vi mas ainda tenho esperança que venha a estrear em sala).
Ganhou o prémio da amnistia internacional e não era para menos, o filme ficciona um futuro em que para combater a imigração ilegal de mexicanos para os EUA estes trabalham no seu pais de origem controlando máquinas construtoras-civis no pais da liberdade; é sem dúvida uma inteligentíssima parábola sobre um dos mais graves problemas actuais no que respeita os direitos humanos - a imigração ilegal.
O título leva ao site oficial e aqui vão directamente ao trailer no site da apple, peço ainda atenção para o maravilhoso poster.

Moon

<span class=

Selecção oficial em competição em sundance este ano e já na altura com agradável recepção por parte da crítica, este filme, também ele de ficção científica e também ele primeira obra é, juntamente com outros, o sinal de que a sci-fi está a voltar e através de produções independentes e super atrevidas.
Este filme vai buscar muita influência a '2001' e trata a história de um astronauta que vai para a lua numa missão de três anos supervisionar a extracção de fonte "actual" de energia limpa do planeta Terra, só que a solidão começa a mexer com a mente do nosso pobre e único protagonista de carne e osso (para alem do computador que o acompanha e das conversas por videoconferência que vai tendo com a família e chefia).
Duncan Jones estreia-se e leva ao extremo Sam Rockweel com Kevin Spacey a dar a voz ao robot, o trailer fica aqui e vale muito a pena, segundo o Tomatometro (só com 8 críticas ainda) o filme tem 100%. (Descobri agora que o Deuxieme acabou de publicar um post sobre este filme, visitem)

Phoebe in Wonderland

<span class=

Mais uma obra descoberta em sundance, este filme conta com um cast um tanto ao quanto televisivo e ao que parece é mesmo o elenco que sustenta um filme por vezes incoerente, Elle Fanning (a pequena Daisy de Benjamin Button, uma das miudas em Babel e a filha em I am Sam) que ao que parece está fabulosa, Patricia Calrkson (Green Mile, Pieces of April), Felicity Huffman (a nossa Desperate Housewife, aquela que tem uma pizaria com o marido) e Bill Pullman (recentemente no fraquíssimo Surveillance).
A história é a de uma menina um pouco diferente, que se inscreve para participar numa peça de Alice no pais das maravilhas e da sua relação com o mundo através das personagens da peça.
Fica aqui o trailer.

Tulpan

<span class=

Um dos fenómenos do cinema do mundo no ano passado, vencedor do Certain regard em Cannes, nomeado para o prémio descoberta do ano no European film awards e vencedor de uma série de prémios na Índia, São pulo, Tokio, Zurique e Monterreal. Já tem data de estreia para Portugal (14 de maio- daqui a um mês).
Filmado no Cazaquistão (o pais do Borat) é o resultado de uma conjunto de países a trabalhar em comunhão -Alemanha, Polónia, Rússia, o Cazaquistão e Suiça.
O plot é simples e intimista, centra-se numa família de pastores de cabras e ovelhas, tendo como personagem central um dos filhos mais novos.
O trailer fica aqui.

Para além destes filmes, que sendo menos conhecidos merecem mais a minha atenção, quero lembrar os trailers de Cheri (filme de Stephen Frears com Michelle Pfiffer que ao que perece é uma delícia de filme à meneira de Ligações Perigosas), Departures (vencedor do oscar de melhor filme estrangeiro uma comedia dramática que espelha até certo ponto a crise do emprego actual), Rudo y Cursi (filme do irmão de Alfonso Cuaron (Carlos), com os protagonistas de Y tu madre tambien) , Escpatist (thriller da fuga de uma prisão apresentado no Fantas com Brian Cox) Is anibody There? (o Venus deste ano, só que com Michael Cain), Away we go (a dramedy de Sam Mendes) e Where the wild things are? (que toda a gente já viu mas é sempre bom lembrar um realizador como Spike Jonze)

Sem comentários: