7.27.2009

Já repararam que se prevê para este ano a estreia de pelo menos 6 curtas nacionais em sala?


Depois de 3x3 (Nuno Rocha, prémio da Zon, acompanhava o Slumdog Millionaire), de A Felicidade (Jorge Silva Melo, correntemente em exibição com o novo filme de Agnés Varda) e de Rencontre Unique (Manoel de Oliveira, integrado no filme dedicado aos 60 anos de Cannes), espera-se a nova curta de Pedro Costa (Ne Change Rien); a obra vencedora da palma, pelas mão de Salaviza - Arena- e claro o vencedor nacional das curtas de Vila do Conde: Canção de Amor e Saude de João Nicolau; sendo que os três últimos tiveram todos presentes na última edição do festival de Cannes, quer na Quinzena dos Realizadores, quer na secção competitiva.

Apesar de não haver muitas certezas, certo é que a película vencedora de Plama de Ouro e do prémio do indie terá estreia garantida (mas segundo o jpn isso não está assim tão certo, segundo ao dn as coisas são menos dramáticas). O filme de Costa, segundo o que li, acompanhará o nova longa de João Pedro Rodrigues (Morrer como um Homem), quando esta se estrear em 5 de Novembro (segundo a distribuidora Midas), sendo que já tem estreia assegurada para os EUA, França, Espanha, Japão, Áustria, Suíça e Argentina. Quanto ao filme de João Nicolau, segundo o que percebi, terá uma exibição diferente do que é normal, ou seja, terá sessões próprias a custo reduzido uma vez por dia, como se fosse uma longa; a ver vamos de resulta!

Podem consultar a Lista de filmes portugues apoiados pelo ICA em 2009, onde se encontram todas as longas (algumas ainda por estrear) e dezenas de curtas portuguesas.

A par da produção nacional, este ano terá ainda, para além dos filmes de conjunto Chacun son Cinema (do qual já aqui falei) e New York, I love You (versão americana de Paris, je t'aime), a habitual curta da Pixar (Partly Cloudy) e uma outra curta animada (A Maior flor do Mundo, curta espanhola narrada por José Saramago, que acompanha a longa De Profundis a estrear esta semana).

Que eu me lembre no ano passado não estreou uma única curta portuguesa nas salas e quanto às estrangeiras só me lembro de Presto (com WALL.E) e Hotel Chevalier (com Darjeeling Limited), em oposição, este ano, se contarmos com os filmes de conjunto, passarão pelas nossas salas perto de 48 curtas.

Então, que podemos concluir desta enchente informativa? Creio que a resposta seja uma das quatro opções seguintes.
  1. Tudo se trata de um fabuloso alinhamento estelar do Universo que permitiu que todas as circunstâncias se reunissem de modo ao que 2009 seja um dos anos mais favoráveis à produção de curtas portuguesas
  2. Produzem-se mais curtas e melhores em novas produtoras, mais jovens e ousadas, permitindo um progressivo melhoramento do panorama nacional deste tipo cinematográfico
  3. Existem mais e melhores distribuidoras, com ideias frescas e com a audácia de conceder o mesmo estatuto de um filme (dito normal) a uma curta metragem.
  4. Todas as anteriores
P.S.: Ne Change Rien não é uma curta mas sim um documentário de 97 minutos, peço desculpa pela informação incorrecta.

Sem comentários: