8.11.2009

Preparando Veneza


Este ano, como sempre, Veneza tem uma grande colecção de filmes, desde grandes realizadores, passando pelo cinema mais comercial e dando espaço às primeiras obras de jovens artistas ou de criadores de outras áreas que não o cinema.
De 2 a 12 de Setembro muitos filmes passarão por Veneza, sendo que este ano o presidente do júri é Ang Lee (na imagem), vencedor do Leão de Ouro por duas vezes com Brokeback Mountain e Lust, Caution.
Como sempre, este é um espaço, onde algumas obras americanas tentam o salto para os Oscars (o qual engrandece se o filme também passar por Toronto), este ano temos a adaptação cinematográfica de The Road (do senhor Comarc MacCarthy - No country for old men), assim como o filme de Michael Moore (Capitalism: The love Story) ou ainda o novo de Herzog, remake do The Bad Lieutenant de Abel Ferrara, que também está em Veneza com Napoli Napoli Napoli (fora de competição).
Ainda dos Estados Unidos temos fora de competição Up (como é sabido este ano, em vez de se homenagear um realizador, a Pixar é a homenageada, daí que haja uma retrospectiva e se exibam as versões em três dimensões dos dois filmes Toy Story). A ajudar à festa temos ainda Brooklyn's Finest do realizador de Training Day (Antoine Fuqua) com Richard Gere, Don Cheadle, Ethan Hawke e Wesley Snipes. The Hole de Joe Dante (realizador de Gremilns e Piranha) estará também presente concorrendo a um prémio especial para filmes com mais uma dimensão. A minha atenção vira-se no entanto para um filme de Grant Heslov que faz a sua segunda longa, no entanto tem já a experiência de ter produzido vários filmes com George Clooney, nomeadamente aqueles que ele realizou (Good Night and Good Luck e Letherheads). O filme conta com a participação de Clooney como protagonistas assim como de Kevin Spacey, Jeff Bridges e Ewan McGregor; uma comédia sobre um militar com poderes para-normais, chama-se The Men Who Stare at Goats.
Continuando no 'país da Liberdade' temos o novo de Romero Survival of the dead ou o novo de Todd Solondz (Life During Wartime).
Por outro lado Veneza acolhe sempre muito bem os filmes italianos (que mais seria de esperar), este ano está carregadinha com: o novo de Tornatore (Baarìa, filme de abertura), La doppia Ora do estreante Capotondi, Lo spazio Bianco de Francesca Comencini e Il Grand Sogno do actor tornado realizador Michele Placido (o actor que fazia de Berlusconi no Il Caimano do Moretti).
O cinema francês aparece com Persécution de Patrice Chéreau (La reine Margot, Intimacy e Son Frère), o novo de Claire Denis (Chocolat e Beau Travail) Withe Material com a belíssima Isabelle Huppert e com o enigmático Bankolé; ainda Mr. Nobody, filme de Jaco Van Dormael (Totó le herós) com Diane Kruger e Jared Leto.
Temos ainda Rivette com 36 Vues du pic Saint Loup ou fenómeno Faith Akin (o senhor de O outro lado) com o filme Soul Kitchen, ou mesmo o novo Tetsuo, desta vez com o subtítulo The Bullet Man do senhor Tsukamoto.
Alguma atenção para um filme em competição, alien absoluto, chama-se A Sigle Man e é realizado por Tom Ford, o designer de moda da Gucci. O senhor decidiu escrever o argumento (adaptado do romance de 1964 de Christopher Isherwood autor de literatura gay e o romancista dos contos de Cabaret que deram origem o filme de Bob Fosse), realizar e produzir o seu primeiro filme que conta com Colin Firth, Mathew Goode e Julianne Moore como protagonistas.
Depois há uma trupe de filmes que estão fora dos meus conhecimentos (e alguns mesmo fora dos conhecimentos do IMDB), entre eles Accident de Pou-Soi Cheang e também da china Prince of Tears de Yonfan, Between two Worlds do Sri Lanka, The Traveller do Egipto, Lebanon de Israel, da Alemanha vem Women without men e da Áustria Lourdes.

P.S.:Rec 2 a sequela do filme de zombie de Jaume Balaguéro e Paco Plaza estará também presente, assim como Chengdu, I Love you (filme de encerramento), do realizador Fruit Chan, segundo o Twitch este é o primeiro filme de ficção científica que se produz na china desde a revolução comunista.

Sem comentários: