7.12.2010

A RTP2 não será nem Lixo nem Luxo - II

Photobucket

No Público de 23 de Abril deste ano:

”O leitor não poderá ver na RTP2 os dois filmes que hoje critico. Foram censurados. A direcção da RTP2, chefiada por Jorge Wemans, recusou apresentar, sem dar explicações, dois filmes de qualidade, Michael Biberstein: O Meu Amigo Mike ao Trabalho, de Fernando Lopes, e Aldina Duarte: Princesa Prometida, de Manuel Mozos, ambos produzidos por uma empresa, a Midas, que, em comunicado, acusa a RTP2 de desrespeitar o contrato de concessão e de fazer uma “afronta sistemática ao cinema português”, denunciada antes pelo DocLisboa e pelo Manifesto pelo Cinema Português que Manoel de Oliveira encabeçou. (…) Se o país se regesse pela lei, pelo pudor, pela autoridade democrática, há muito que esta direcção da RTP2 teria sido varrida dos lugares públicos que insulta.”
Eduardo Cintra Torres

comunicado da Midas:

"(...) Esta atitude por parte da actual Direcção da RTP2 vem confirmar aquilo que há muito é dito sobre a sua orientação de desrespeito do Contrato de Concessão de Serviço Público de Televisão e da sua afronta sistemática ao cinema português, denunciada pelo festival DOCLisboa de forma taxativa em Outubro passado, e que ainda recentemente foi recordada no “Manifesto pelo Cinema Português” divulgado por 14 realizadores e 8 produtores, que chamam a atenção da Ministra da Cultura para a necessidade de fazer cumprir o CCSPTV por parte da RTP.
Partiu aliás da Direcção da RTP2 a única reacção significativa a esse Manifesto, ao enviar a vários produtores correspondência em que os ameaçava de quebrar a sua relação de trabalho com eles, pelo facto de se terem associado a esse documento."

Sem comentários: