10.27.2010

Metro(polis)

Tenho para mim que haverá poucos locais do quotidiano tão cinematográficos como o metro. A iluminação, o som, os cheiros, as pessoas, a correria. Deixo-vos aqui três cenas de três filmes (que adoro) em que o metro é parte integrante da narrativa:

#1: Le samouraï de Jean-Pierre Melville 
[a partir do minuto 32 até ao 41]

#2: Collateral de Michael Mann
[todo o vídeo]

#3: Strange Days (e a continuação) de Kathryn Bigelow
[a partir dos 9 minutos e meio até ao 2º minuto do segundo vídeo]

3 comentários:

Roberto Simões disse...

A minha cena de metro favorita ainda é a de "Code inconnu: Récit incomplet de divers voyages" do Haneke.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Ricardo-eu disse...

tenho que ver

Álvaro Martins disse...

A do Haneke de que o Roberto fala também é muito boa, mas também prefiro a do Le Samouraï. É mesmo fantástica.