Há uma coisa que adoro neste filme: a forma como essa cena do plano do espelho, muito justamente, contamina a linguagem visual do resto do filme. Os campos-contrampos são completamente horizontais, quase 180 graus, a partir daí. Uma parede divide o casal - e essa divisão é formal, mas também "linguística". Depois o mesmo plano do espelho, mas do homem, como que restitui a harmonia da coisa.
eu tinha reparado nessa química conjugal fomentada pelo enquadramento, mas no planos em que ele usa os espelhos para separar o homem da mulher, mas agora que dizes é de facto evidente.
2 comentários:
Há uma coisa que adoro neste filme: a forma como essa cena do plano do espelho, muito justamente, contamina a linguagem visual do resto do filme. Os campos-contrampos são completamente horizontais, quase 180 graus, a partir daí. Uma parede divide o casal - e essa divisão é formal, mas também "linguística". Depois o mesmo plano do espelho, mas do homem, como que restitui a harmonia da coisa.
eu tinha reparado nessa química conjugal fomentada pelo enquadramento, mas no planos em que ele usa os espelhos para separar o homem da mulher, mas agora que dizes é de facto evidente.
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