1.27.2011

From Asia with love

Começando no canto superior esquerdo e rodando no sentido dos ponteiros: Shi, Hahaha, Hanyo, Chun feng chen zui de ye wan, Tuan yuan, Kyatapirâ.

Se olharmos para o ano que passou e procurarmos por bons filmes do continente desconhecido, vemos apenas 24 city, Thirst, Madeo (lembrar que o filmes Tôkyô Sonata que passou pelo indie foi editado directamente em dvd e o vencedor surpresa dos oscars de 2008 nunca chegou a estrear - Okuribito/Departures). Mas ao que parece, este ano será diferente, com muito tempo para as distribuidoras marinarem os filmes que surgiram nos grandes festivais de 2010, este ano parece ser em cheio.


Para começar, prevê-se que estreie logo na primeira semana de Fevereiro, Shi - Poetry, filme de Chang-dong Lee que em 2007 realizou Milyang, candidato coreano ao oscar estrangeiro e em 2002 Oasis, filme que recebeu o prémio da crítica em Veneza. Shi passou por Cannes o ano passado de onde o realizador saiu com o prémio para melhor argumento. Trata-se de uma história de uma senhora que começa a aprender a escrever poesia quando sabe que sofre de alzheimer (trailer).
Temos, logo na semana seguinte, dois filmes de Kôji Wakamatsu, eles são: Jitsuroku rengô sekigun: Asama sansô e no michi (United Red Army) e Kyatapirâ (Caterpillar), um de 2007 o outro de 2010. Eu não faço a mínima ideia quem este senhor é, mas segundo o imdb, desde 1963 já fez mais de 100 filmes, no entanto a sua presença em festivais só começa a ser pronunciada com o filme de 2007, sobre o movimento paramilitar do mesmo nome (trailer). Caterpillar é um filme de época que esteve presente em Berlin do ano passado, onde venceu o prémio para melhor actriz; as história trata de uma mulher que recebe o marido estropiado da guerra (trailer).
Hahaha ganhou o prémio un certain regard em Cannes o ano passado, é o último filme do coreano Sang-soo Hong, o realizador que viu estrear em portugal (no ano passado) o filme Noite e dia/Bam gua nat que tinha estado na secção competitiva de Berlim em 2008. Um crítico de cinema e um realizador de cinema vão passar as férias de verão juntos, dois paspalhos que passam as férias a tentar engatar umas moças, com muito pouco sucesso (trailer).
Quan'an Wang é o realizador do filme que venceu o urso de ouro em 2006, Tuya de hun shi/Tuya's Marriage que nunca chegou a estrear comercialmente em Portugal. Tuan yuan/Apart together é o seu novo filme, que venceu o prémio para melhor argumento no festival da capital alemã. O filme trata de um homem que regressa à sua cidade natal para se encontrar com o seu primeiro (e já esquecido) amor, descobrindo que ela formou família e não poderá regressar com ele como desejava (trailer).
Na última edição do lido, um dos filmes em competição foi Hanyo/The Housemaid, um remake do filme homónimo de 1960 do falecido Ki-young Kim. O filme não convenceu nem crítica nem júris e saiu de mãos vazias, mas lançou-se nos Estados Unidos com uma campanha de marketing intensa. Da mesma forma que o original, temos um thriller erótico entre uma ama e o seu patrão, mas ao contrário do original, este é muito mais explícito (trailer). [realizado por Sang-soo Im que viu o seu Baramnan gajok/A mulher de um bom advogado estrear em portugal em 2003 depois de ter sido seleccionado para a secção competitiva de Veneza]
Este último título é já de 2009, filme sensação de Cannes (e vencedor do prémio de melhor argumento), do realizador Ye Lou, aquele de Yihe yuan/Summer Palace que por abordar a questão da praça de Tiananmen lhe valeu graves problemas com o regime, tendo ficado proibido de filmar. Este novo filme foi filmado às escondidas (em estilo guerrilha), chama-se Chun feng chen zui de ye wan/Sping fever que traduzido à letra seria algo do género Uma noite bêbada na brisa da Primavera. Por tocar de forma crua os temas da homossexualidade na china moderna o filme foi proibido (e pelo andar da carruagem parece que também em Portugal). [trailer]


P.S.: Também esquecido ficou o vencedor de Locarno em 2009, She, a Chinese. E o filme surpresa de Veneza, Jiabiangou/The Ditch primeira obra de ficção do realizador Wang Bing. 
P.S.: O filme Tokyo! que conta com 3 curtas, respectivamente de Gondry, Carax e do Joon-ho Bong (o do The Host e Mother), tem data de estreia prevista para 17 de Fevereiro. 

Sem comentários: