4.23.2011

Como falar com a elegante senhora [6/7]

Le Sammouraï (1967) de Jean Pierre Melville


Para falar com e sobre a RTP2 há que esclarecer uma série de pontos, apresento aqui, alguns dos assuntos recorrentes, uma espécie de súmula daquilo que é a minha posição (e creio que dos meus colegas peticionários) em relação ao tema.


Regularidade: estando 'regularidade' no título da nossa petição, este é um dos pontos mais sensíveis da actual RTP2; esta direcção confunde regularidade com monotonia. Todos os dias a programação do segundo canal é igual, 9 horas de desenhos animados, 2 de documentário, 4 de magazines e talkshows, uma ou duas série americana e durante a madrugada repete tudo isto. Uma programação horizontal e monolítica, incapaz de estar a par da sociedade e do dia-a-dia social, económico e cultural do país e do mundo. O que se pede é que, mantendo a regularidade, reservem-se espaços próprios para a actualidade; se dediquem documentários, ciclos e programas àquilo que é pertinente à nossa sociedade (veja-se por exemplo que o vencedor do prémio do público no último Doc Lisboa - Pelas Sombras - foi emitido na RTP2 com quase total desconhecimento do público, se um espaço regular para o cinema (documental) existisse, casos como este seriam raros).
É impossível partir para uma discussão com o Director Wemans sem que a direcção esteja disponivel a (pelo menos) considerar uma alteração à horizontalidade da programação.


P.S.: no próximo dia 12 de Maio pelas 18 horas decorrerá um debate na FCSH com a presença do Director Wemans, para mais informações podem consultar o blog da petição aqui.

Sem comentários: