5.08.2012

Varieveis independentes (semelhanças)

julgo que não seja só o meu modo natural de encontrar ligações entre os filmes, e que estas duas curiosidades que vos apresento de seguida, sejam (talvez) mais do que obra do acaso:

1º caso: Michael -- Sill Life
para lá da proximidade dos temas que já motivou muitas referências entre dois filmes (ainda mais quando são apresentados no mesmo festival), acho particularmente curioso o facto de em ambos se organizar uma perspectiva dramática (pela perversão?) em torno de músicas populares: o primeiro atraca-se a Sunny, pela boca do próprio Michael e depois na versão de Boney M; o segundo prefere um cassete (arquivada com as fotografias) do Voyage Voyage da Desirless. ambos os temas acompanham os respectivos créditos finais, como ambos desempenham um papel fundamental na estruturação de um certa psique perturbada.

2º caso: Rua Aperana 52 -- O Som ao redor
depois da nacionalidade comum, o que por si só não levanta grande interesse, são filmes partido em três; em ambos temos direito a legendas divisórias. o mais interessante é a escolha dessas mesmas legendas: Bressane faz um ensaio sobre o seu próprio cinema e daí tudo gira em torno da imagem, os episódios são Fotograma, Fotodrama e Fototrama; quanto a Kleber Mendonça as partições são de natureza diferente, constituem uma progressão de securitarismo bairrista: Cães de Guarda, Guardas Nocturnos e Guarda-costas.  jogos de palavras (muito próprios do português).

Sem comentários: