2.10.2009

Quem disse?

Quem disse? será a nova rubrica deste espaço, peço desculpas para começar ao senhor Fernado Ribeiro do ante-cinema por em parte copiar o formato da sua rubrica Qual é o filme? e se de alguma forma se incomodar, serei o primeiro a fazer desaparecer este caso dos arquivos do Breath away.

Aqui apresenta-se uma citação de um profissional do cinema, para já (nesta temporada) serão sempre realizadores e o objectivo do passatempo é adivinhar quem foi o senhor ou senhora.

Não dou prémios a ninguém por acertarem, a não ser os merecidos parabéns.

A citação:
In France, I'm an auteur; in Germany, a filmmaker; in Britain; a genre film director; and, in the USA, a bum.

A Pista:
O próximo filme do senhor (um dos regressos do ano) terá um actor que venceu um Oscar e foi nomeado para outro, nesse outro, o filme era escrito por um argumentista também ele vencedor de Oscar que recentemente fez a sua estreia como realizador passando a sua obra por vários festivais no ano passado

P.S.: Não vale pôr a citação no IMDB e descobrir quem é o dito. A resposta terá que envolver a explicação da pista. Boa sorte.

9 comentários:

Unknown disse...

Não sei quem é, mas essa frase aplicava-se na perfeição a... Jerry Lewis!

Ricardo-eu disse...

também é americano

Filipe Machado disse...

Não chego lá... Tenho consciência das minhas limitações :) Já agora, parabéns pelo cabeçalho do título do blog! A foto é do Requiem For a Dream, não?

Unknown disse...

Por acaso pensava que era do Billy Wilder mas agora que dizes que é americano não sei...

Mas quando vir a resposta vou levar as mãos à cabeça porque sei que conheço.

Abraço

Ricardo-eu disse...

Sigam a pista que conseguem lá chegar, porque eu também não conhecia a citação até à uns meses.

Posso acrescentar que é um mestre no seu género e há na sua filmografia uma série de clássicos que já sofreram remakes modernos (e sinceramente sem grandes melhorias)

Fernando Ribeiro disse...

Antes de mais, o senhor está no céu. :P Depois, acho muito bem teres iniciado isto e não fico nada incomodado pela criação deste espaço. Muito pelo contrário. Quanto a isso não tens que te preocupar. :)

Quanto a este primeiro desafio, confesso que abriste logo da melhor maneira, ou seja, com uma bem difícil. A primeira interpretação da frase fez-me incidir que teria de ser um realizador cujo seu trabalho já foi feito muito além fronteiras. Um europeu em terras americanas ou o contrário. Podia perfeitamente ser o Woody Allen, uma vez que seria perfeitamente associável. Contudo, ele não regressa este ano com nenhum actor nomeado a Oscar. Portanto não deve ser dele a frase. E sinceramente não sei. Preciso de mais pistas. :P

Abraço.

Ricardo-eu disse...

muito obrigado pela autorização e isso só me dá mais energia

A carpete da entrada é mesmo de Requiem for a dream

dando mais uma pista, e esta ajuda muito, o seu último filme estava relacionado com marte (o título até tinha a palavra mars metida)

Fernando Ribeiro disse...

Será então John Carpenter? Pela tua pista, um filme com Mars num título de à pouco tempo só pode ser o Ghosts Mars.

Abraço

Ricardo-eu disse...

e o prémio vai para...

Fernando Ribeiro