12.17.2010

Afinal Funciona

Parece que depois de alguns meses de actividade, vários textos de produtividade, quase 2500 assinaturas e uma  série de aparições nos meios de comunicações, a petição chegou a qualquer coisa de verdadeiramente significativo: A RTP2 vai dedicar as próximas semanas, período valiosíssimo no calendário, a realizar 10 noites, 10 filmes. Mas além de fazer isto, existe uma certa coerência na escolha dos filmes. Primeira semana, cinco filmes da produção italiana recente, todos com estreia comercial nos últimos anos [IL Divo, Le Consequenze dell’Amore, La Stanza del Figlio, Pranzo di ferragosto e Mio Fratello é Figlio Único], sendo claro que não é bela sem senão, a rtp2 passou faz poucos meses Pranzo de Ferragosto. Segunda semana, cinco filmes de produção espanhola, agora já não tão recente [Carne Trémula, La Educación de las Hadas, Mar Adentro, Mala Educación e Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios], pena é que se continue a achar que cinema espanhol é sinónimo de Almodóvar (eu que gosto muitos dos seus filmes em especial de Carne Trémula). Tudo isto em adição às sessões duplas, que neste fim de semana passam dois filmes franceses de grande recepção crítica [La Graine et le mulet e Un conte de nöel] apesar de a única ligação (externa à nacionalidade) é serem do mesmo ano de produção. No outro fim de semana passam dois filmes que não podiam estar mais longe um do outro [Cinema Paradiso e Adaptation], de Tornatore e Jonze.

Para não parecer mal agradecido digo apenas: podia ser muito pior.

P.S.: Há que lembrar que nesta altura do ano o cinema é sempre uma opção muito usada pelo canais para encher chouriço (os apresentadores também querem férias), em adição, há que lembrar que esta programação não se tornará numa regularidade e esse é um dos motes principais da petição. [regresso da exibição regular de cinema na rtp2]

4 comentários:

Luís Mendonça disse...

Não te esqueças do por quê do "regular" no título da nossa petição. Estas cedências mal amanhadas, se não cedências sequer..., coisa que duvido..., não me deixam satisfeito.

Luís Mendonça disse...

Mais uma coisa: em épocas festivas, é normal haver programações espeicias nas televiões e normalmente os conteúdos preferidos são os filmes. A RTP2 não é excepção.

Ricardo-eu disse...

eu não me deixo levar pela rtp2, mas não me lembro, nos últimos anos, de se fazer uma programação natalícia assim na rtp2.

Luís Mendonça disse...

Assim não, mas passavam filmes de animação, penso eu... Quer dizer, acho que sim, "não te deixes levar por ESTA RTP2". ;)