1.04.2011

Um ano em partes - 2ª Parte

As distribuidoras

Este ano foi de bradar aos céus, por um lado não se estreou o vencedor do oscar de melhor actor principal - Crazy Heart - sendo o filme enviado para a edição directa para dvd (fenómeno não exclusivamente português). Mas pior que isto foi a passagem de Fantastic Mr. Fox e Girlfriend Expirience pelo festival do Estoril com presença do realizador do primeiro e actriz do segundo para depois ser o dvd o seu destino único. Para não falar de Kinatay de Mendoza e o Old Joy da Reichardt, que indo para dvd conseguiram arrastar para as salas os filmes mais recentes dos respectivos realizadores.
Nem tudo é mau e a nova edição restaurada digitalmente de Aniki-Bobó e a respectiva reposição são pontos de orgulho assim como a edição, simultânea com a estreia em sala, do dvd de Lola pela Alambique; ou ainda a estreia de Ruínas juntamente com Canção de Amor e Saúde.
Mas 2010 teve algo que só pode ser explicado pela força dos espíritos malignos ou a profunda incompetência dos profissionais da distribuição de cinema: Whisky e Bombón el Perro são dois filmes de 2004, Inimigo sem Rosto foi filmado em 2006 e claro Wendy & Lucy e $9.99 são de 2008 sendo que o primeiro havia passado no indie Lisboa um ano antes de estrear em sala; porque raio hão de passar seis anos para termos direito a ver os filmes em sala? E por que raio teremos que esperar seis anos para depois termos o filme exibido em apenas uma ou duas salas (em Lisboa e no Porto) por pouquíssimas semanas?

Sem comentários: