4.18.2011

Como falar com a elegante senhora [1/7]

Persona (1966) de Ingmar Bergman

Para falar com e sobre a RTP2 há que esclarecer uma série de pontos, apresento aqui, alguns dos assuntos recorrentes, uma espécie de súmula daquilo que é a minha posição (e creio que dos meus colegas peticionários) em relação ao tema. 

Transparência: muito se discute a transparência (ou falta dela) dos organismos públicos. Isto faz-se por dois motivos, primeiro pelo facto de ser o dinheiro dos contribuintes que lá está a ser investido, querendo, por isso, garantir-se a sua proveitosa utilização. Segundo, porque sendo o dinheiro bem escasso, há que saber se este é investido nas proporções certas e onde é mais necessário. A RTP2 pauta-se por ser totalmente opaca no seu orçamento. Quanto custará o Câmara Clara (em percentagem do orçamento total)? Quanto custa ao segundo canal emitir a série 24, Fringe, Dexter, Brothers and Sisters ou Mad Men? E depois quanto custa emitir um Cukor, Walsh ou Hawks.
É impossível partir para uma discussão com o Director Wemans sem ter conhecimento verdadeiro dos números que ditam a gestão financeira do canal.

P.S.: no próximo dia 12 de Maio pelas 18 horas decorrerá um debate na FCSH com a presença do Director Wemans, para mais informações podem consultar o blog da petição aqui.

Sem comentários: