4.20.2011

Como falar com a elegante senhora [3/7]

Cape Fear (1991) de Martin Scorsese

Para falar com e sobre a RTP2 há que esclarecer uma série de pontos, apresento aqui, alguns dos assuntos recorrentes, uma espécie de súmula daquilo que é a minha posição (e creio que dos meus colegas peticionários) em relação ao tema. 

Formação: para além da obrigação legal que impõe que o segundo canal dê ferramentas ao espectador para este descodificar o que vê, existe uma obrigação moral por parte de quem se senta na poltrona e manda. A RTP2 é uma instituição que formou milhares de portugueses, que lhes semeou um desejo por descobrir, um gosto especial pelo cinema, teatro, dança, música .... Hoje em dia, o que esta RTP2 faz é não formar. Daqui a vários anos não saíram (da televião) grandes cinéfilos, nem grandes melómanos, nem grandes amantes de arte nenhuma. A RTP2, está a construir uma sociedade mais pobre, ou melhor, não a está enriquecendo.
É impossível partir para uma discussão com o Director Wemans sem que este tome consciência de que a RTP2 é de facto importante, que é um investimento a longo prazo numa sociedade mais culta.

P.S.: no próximo dia 12 de Maio pelas 18 horas decorrerá um debate na FCSH com a presença do Director Wemans, para mais informações podem consultar o blog da petição aqui.

Sem comentários: