4.21.2011

Como falar com a elegante senhora [4/7]

The Man Who Shot Liberty Valance (1962) de John Ford

Para falar com e sobre a RTP2 há que esclarecer uma série de pontos, apresento aqui, alguns dos assuntos recorrentes, uma espécie de súmula daquilo que é a minha posição (e creio que dos meus colegas peticionários) em relação ao tema. 

Programante: o que a RTP2 deveria ser um elemento activo na sociedade portuguesa. Nos últimos anos, o Doc Lisboa cortou ligações com esta direcção, algumas distribuidoras e produtoras tiveram reacção semelhante e, com o passar dos anos, esta direcção (em particular) tem vindo a alienar a RTP2 do mundo que a rodeia. Invariavelmente está desligada dos acontecimentos do mundo: as revoluções no Magrebe não provocaram nos programadores qualquer interesse em apresentar um ciclo de cinema tunisino ou egípcio (forma sobejamente melhor de conhecer a sociedade daquela zona do mundo, do que intermináveis debates sobre a realpolitik), a morte de Rohmer levou mais de um ano a provocar uma sessão dupla. 
É impossível partir para uma discussão com o Director Wemans sem que se admita que a RTP2 anda ao arrasto (sempre com altíssimo delay) do resto agentes culturais.


P.S.: no próximo dia 12 de Maio pelas 18 horas decorrerá um debate na FCSH com a presença do Director Wemans, para mais informações podem consultar o blog da petição aqui.

Sem comentários: