5.09.2009

O que é que estes filmes têm em comum?

A Outra Margem - Luís Filipe Rocha

U2 3D - Catherine Owens e Mark Pellington

Cztery noce z Anna (4 noites com Anna) - Jerzy Skolimowski

The Golden Compass - Chris Weitz

The Wrestler - Darren Aronofsky

Convido quem quer que seja que esteja a ler este post a descobrir qual é o denominador comum entre esta mistela de cinema indie e comercial, filme-concerto e cinema europeu, nomeadamente português. Aviso desde já que a resposta não é: terem estreado nas salas portuguesas nos últimos tempos, como seria de esperar.

A resposta será introduzida no post que se seguir a este e será o mote para uma reflexão sobre o estado da exibição de cinema nas salas portuguesas (já é uma pista).

4 comentários:

Manuel Halpern disse...

Vou tentar adivinhar: só estiveram em exibição em Lisboa, o que é uma terrível injustiça para o resto do país.Será isso?
Parabéns pelo blogue

ângela disse...

Não estiveram em exibição só em Lx porque apesar de ter visto alguns em Coimbra houve outros que só apanhei no Porto. Acho que o problema é mesmo esse. Só nas cidades consideradas mais importantes é que esses filmes estreiam. E além disso, em salas menos 'comerciais' chamemos-lhes assim.

Ricardo-eu disse...

pois bem, ainda não é por aí que se chega lá, apesar e estar relacionado com a distribuição portuguesa.

Já agora devo dizer que A Outra Margem vi no Algarve e a maioria foram vistos fora da cidade de Lisboa, em pequenas cidades de província; (the Wrestler e 4 noites com anna são excepções, como seria de esperar).

Obrigado pelo elogio, Manuel

Ângela disse...

A sério? Eu vi todos em Coimbra, e o 4 noites com Anna tive que ir ao Porto (no medeia). **