9.10.2011

O Cinema Português e os 3D's

O ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) lançou recentemente o Ranking dos filmes mais vistos em Portugal nos primeiros seis meses do ano (os 20 mais vistos e o filmes nacionais organizados por número de espetadores). Avaliando o documento publicado verificamos que dos 20 filmes mais vistos, todos (sem excepção) são estado-unidenses, dois deles, são no entanto co-produções britânicas (Harry Potter e The King's Speech) e uma co-produção francesa (The Tourist). Dirigindo a nossa atenção para a secção nacional tomamos conta que o filme mais visto teve pouco mais de 17 mil espectadores (Complexo: Universo Paralelo) - isto é: não chega sequer a receber o subsídio extra por obter os mais de 20 mil espectadores -, o segundo foi A Cidade dos Mortos (de Sérgio Tréfaut) com quase 7 mil, em terceiro lugar temos 48 de Susana Sousa Dias com pouco mais de 3 mil .
[como termo de comparação veja-se que o quarto tomo de Pirates of the Caribbean teve cerca de 470 mil espectadores num total de 2 milhões e 800 mil euros de receita bruta]

Dos 16 filmes portugueses estreados tive a oportunidade de ver 12, e apenas dois deles em festivais (vi ainda Swans de Hugo Vieira da Silva, O Barão de Edgar Pêra e Linha Vermelha de José Filipe Costa que ainda não estrearam em sala; para além do singular Guerra Civil de Pedro Caldas que ao que parece nunca virá a estrear comercialmente). Posso garantir que nestes primeiros seis meses de estreias tive o prazer de ver um conjunto de quatro títulos absolutamente magníficos e sobre os quais já aqui escrevi (O Estranho caso de Angélica, A Espada e a Rosa, E o Tempo Passa e 48), por outro lado outros filmes vi com profundo desgosto (15 Pontos na Alma, Viagem a Portugal, América e Complexo: Universo Paralelo); mas independentemente da qualidade dos filmes o que há para questionar é: por que razão houve tão reduzida assistência?

Os factores envolvidos nesta questão são por demais extensos para se poder conseguir fazer um retracto realista da situação numa pequena publicação como esta, podemos no entanto abordar alguns:

Divulgação: é de todos conhecido que os orçamentos do cinema português não são, de forma nenhuma, luxuosos e mal dão para a concretização dos filmes, isto é: quando o filme fica terminado o que sobra mal dá para fazer cópias em número suficientes (para uma distribuição alargada) e menos sobrará para uma forte campanha publicitária com cartazes na rua, anúncios nos jornais e revistas ou na televisão. Para evitar isto existe uma série de festivais de cinema, que pela sua dimensão (e crescente prestígio) conseguem atrair a atenção dos orgãos de comunicação e por conseguinte, os filmes presentes, por osmose, tornam-se conhecidos do público. O grande problema está na própria natureza da informação jornalística. Se por um lado existe excelente jornalismo cultural em alguns jornais e revistas nacionais, há um crescente desinteresse por parte das televisões (entenda-se os jornalistas que lá trabalham) por qualquer forma de cinema que não seja feita por terras do tio Sam e que não tenha obtido no primeiro fim-de-semana mais de 100 milhões de dólares nas bilheteiras.

Distribuição: Notemos que dos 16 filmes apresentados (no dito ranking) nem todos tiverem exibição regular: o filme de Tiago Pereira é produzido pela INATEL e a sua exibição tem sido feita em centros desse instituto ao longo de todo o país e que pode ser acompanhada pelo sítio oficial. Nos outros casos tivemos exibições irregulares, veja-se que Águas Mil e o filme de Alberto Seixas Santos estiveram em exibição apenas duas semanas (e apenas uma delas com horário completo), e se não fosse o teatro de bairro o mesmo teria acontecido com A Espada e a Rosa. Note-se ainda que América é um filme que está pronto há mais de um ano e cuja distribuidora, Lusomundo, nem sequer teve coragem de o exibir nas suas salas (o filme passou nos cinemas Medeia). Mas mais escandaloso é o facto de Águas Mil (também ele distribuído pela Lusomundo) ter competido no Indie Lisboa de 2009 mas só ter chegada à exibição comercial este ano.


Discriminação: Existe, por grande parte do público nacional, um atitude paternalista e ignorante para com o cinema português. Existem dois grandes alvos de chacota, eles são: Oliveira e César Monteiro (principalmente pelo simples facto de a grande maioria não conhecer mais realizadores portugueses). O primeiro é criticado pelo ritmo lento dos seus filmes e pela extensão dos mesmo, mas basta ter em conta os últimos quatro filmes do realizador para perceber que a elegância, a inovação e a candura dos seus filmes não são, de forma nenhuma, maçadoras; quanto à duração, o último capítulo da saga Harry Potter (primeira e segunda parte) ultrapassa largamente o tempo somado destas últimas quatro obras do centenário realizador. Quanto ao segundo, as críticas recaem invariavelmente sobre Branca de Neve; esse artista malévolo que teve a ousadia de fazer um filme sem imagens (ou pelo menos muito poucas). Claro que essas pessoas certamente terão grande respeito por esse símbolo da arte mundial que é Warhol, desconhecendo (talvez) as suas experiências com cinema, nomeadamente Empire e Sleep. [um excerto de primeiro e do segundo]. Há ainda que ter em conta que esta atitude é partilhada, muitas vezes, pela classe política, por vezes aquela que deveria ser responsável por proteger e promover o cinema que por cá se faz. [a este respeito saliento a publicação do Miguel Domingues no seu blogue In a Lonely Place de nome O ponto em que estamos]

Podemos assim agrupar, de forma um pouco infantil, os problemas do cinema português como a questão dos 3D's: Divulgação, Distribuição e Discriminação.


P.S.: Reparo só agora que os 3D's lembram a questão da exibição de filmes em três dimensões (e peço desculpa pelo enganoso título) que remete imediatamente para a questão da exibição digital e do projecto de lei do antigo governo da rede do cinema digital; projecto esse que seria uma possível solução para a distribuição do cinema português e onde O Filme do Desassossego representa a mudança de paradigma.
P.S.: Seria interessante se os rankings do ICA tivessem, para além dos espectadores nacionais, os resultados dos filmes portugueses no estrangeiro, a este respeito lembro a notícia dos óptimos resultados de bilheteira da derradeira obra de Ruiz em França, ou o caso Oliveira, em que O Estranho Caso de Angélica estreou primeiro no EUA do que em Portugal, estando o realizador a ganhar um certo culto por parte do publico das Art Houses.
P.S.: É ainda interessante ler a notícia que informa da estratégia argentina de combater o afastamento do público do seu cinema, que envolve, entre outras medidas, um apoio ao cinemas de bairro (por oposição aos multiplexs que só passam cinema americano) e um imposto sobre o número de cópias dos filmes estrangeiros.

Sem comentários: